Life Skills

LIFE SKILLS LOGO Promotional

O projeto LIFE SKILLS pretende produzir uma abordagem inovadora, de acordo com as necessidades do ensino preparatório e secundário.

Em cooperação com duas escolas da Dinamarca, com o Apoio professional da Fundação Dinamarquesa para o Empreendedorismo-Young Enterprise e com uma jovem empresa empreendedora em Portugal-AKTO que apoia jovens na sua formação a nivel nacional e internacional, a escola de Grand Bourg em Guadaloupe em conjunto com uma PME-Caribsat e com a presidente da Câmara de Grand Bourg, na ilha pitoresca de Marie Galante nas Caraíbas. O projeto vai contribuir para a formação de estudantes inovadores, gerando um programa de formação, com o objetivo de aumentar as taxas de sucesso escolar dos alunos. Pretende-se também, criar uma ligação entre empresas e escolas, promovendo assim o empreendedorismo e os processos de pensamento criativo.

Do que se trata?

A ideia principal do projeto LIFE SKILLS é disponibilizar ferramentas aos professores, para que estes possam ajudar os alunos, através de processos democráticos e planos de aulas incorporadas, a aquirir competências e experiências reais. O projeto pretende desenvolver na comunidade local várias atividades, reforçando a auto-ajuda e a organização, onde as ideias e boas práticas para a criação de start-ups serão uma possibilidade.

Objetivos do Projeto

Este projeto pretende, com a colaboração de diferentes níveis sociais, linguísticos e culturais implementar matéria para alunos e professores com uma abordagem de ensino diferente.
As sinergias entre Instituições e Comunidades que pretendem desenvolver a inovação e apoiar jovens empreendedores, vão ajudar a desenvolver uma rede social internacional e intercultural, conectando diferentes sectores socio-económicos entre si. Vão contribuir para o melhoramento dos níveis de competência para a empregabilidade e a criação de novos negócios (incluíndo o Empreendedorismo Social), aumentando o acesso ao mercado de trabalho e a uma rede europeia. Será assim mais fácil para os jovens procurar inspiração noutros países e/ou culturas, tirando partido também da multiculturalidade.
O uso de linguas estrangeiras terá um papel principal neste projeto.

Adaptação ao mundo moderno

Devido aos desafios do mundo moderno, com ou sem formação superior, torna-se cada vez mais difícil seguir os caminhos tradicionais para encontrar um emprego. Como resultado, novas medidas são necessárias. Os jovens de hoje precisam de ser preparados para uma vida diferente da dos seus pais, uma vez que o desemprego jovem tem se tornado um problema cada vez maior na maioria dos países da União Europeia.

Modernização da Educação

Há uma necessidade imperativa de modernizar o ensino a fim de torná-lo mais coerente com as necessidades que a sociedade nos apresenta; tornando-o mais criativo, flexível e com jovens mais empreendedores e mais preparados para os desafios de hoje. A UE concordou que pelo menos 40% dos jovens da UE devem ter uma qualificação de nível superior em 2020. Para isso, tendo em consideração a atual crise económica, o desemprego, as mudanças demográficas, o surgimento de novos concorrentes, novas tecnologias e modos de trabalho, é necessário cooperar entre países, tornarmo-nos mais voltados para o exterior e mais inovadores criando assim bases sustentáveis nas nossas sociedades para o futuro.

Aspetos Inovadores

Este projeto é inovador pelo seu método, onde jovens ensinam jovens e agem como modelos/exemplos, quebrando desta forma as normas no que respeita a métodos convencionais de ensino.
O projeto pretende ensinar alunos e professores, por toda a Europa e possivelmente pelo mundo, a ensinar crianças e jovens em como se tornarem gestores de projeto.
São os jovens de agora que no futuro vão iniciar novos negócios/empresas e são eles que poderão usar este novo conhecimento adquirido, de forma a serem bem sucedidos na vida e consequentemente a mudar a sociadade 

Movimento Popular

O projeto vai criar um movimento popular entre a juventude, professores e alunos, a liderar o caminho para auto-ajuda e inerentemente ajudar a mudar as elevadas taxas de desemprego jovem atuais, especialmente aqueles com maior risco de abandono escolar. Esta abordagem será para atender às necessidades dos jovens que não estão a ser atendidas nas escolas de hoje, de forma a fazer uma mudança nas normas e padrões que eles seguem na vida, dando-lhes escolhas que são significantes e relevantes para eles e oportunidades que irão abrir portas para um futuro mais brilhante. A ativação e inclusão dos alunos no projeto também vai garantir a sustentabilidade do projeto em si, dando-lhe uma vida própria.

Este projeto não conta apenas com o trabalho dos professores em sala de aula, os alunos vão ser capazes de se ensinar a si mesmos, como se tornarem inovadores, independentes e dinâmicos onde quer que estejam. Seja no quarto, sala de estar ou numa sala de aula e não sendo importante a proveniência da sua classe social. Tudo o que precisam é de acesso à internet.

 

Você pode acessar o nosso material aqui:

 

TOOLBOX